sábado, 27 de agosto de 2011

Neuronios espelho e Capacidades de atenção Conjunta

Os neurónios espelho foram descritos inicialmente em macacos Rhesus. Estes neurónios eram activados quando o macaco realizava acções específicas (como pegar uvas-passa) ou quando ele observava a mesma acção a ser realizada por outro macaco ou por um pesquisador. Assim, estes neurónios possibilitam a compreensão da acção e/ou da intenção de outro animal pela activação subliminar desta acção nos circuitos fronto-parietais.
Estudos recentes têm demonstrado que estes são fortemente relacionados com a capacidade de aprender através da imitação. Se nas capacidades sócio-cognitivas da criança, a imitação tem um papel fundamental no seu desenvolvimento, podemos dizer que um dos sinais de alerta para o diagnóstico precoce das perturbações da relação e da comunicação será o desenvolvimento das capacidades de atenção conjunta. Que como pode-se constatar durante a revisão bibliográfica, crianças com este tipo de perturbação parecem não activar o sistema de neurónios espelho da mesma forma como activam crianças com um desenvolvimento normal.


Artigo a ler:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B50hkBoaERhHY2U4NDI5ZTktYWE1Yy00NDE2LWIxNmUtYWQ4NjM2NGY3YWY4&hl=en




Sem comentários:

Enviar um comentário