Aqui estão algumas respostas para algumas preocupações/mitos que são comumente expressas pelos pais e profissionais de educação infantil a respeito da aquisição bilíngüe na primeira infância.
1. Aprender duas línguas na infância é difícil e pode resultar em atrasos
no desenvolvimento da linguagem.
As crianças que possuem por parte dos pais e de outras pessoas que delas cuidem uma exposição regular e rica às duas línguas numa base diária, demonstram os mesmos progressos no desenvolvimento da linguagem, aproximadamente, nas mesmas idades que as crianças monolingues.
É importante lembrar que existem grandes diferenças individuais na aquisição da linguagem – algumas crianças adquirem as primeiras palavras ou usam produções orais complexas muito antes do que outras crianças. Atrasos na manifestação destas aquisições não significam necessariamente que existe um problema; na maioria dos casos simplesmente significa que a criança levou mais tempo para atingir determinada fase. Esta especificidade também é característica das crianças bilingues.
É importante que os pais das crianças bilingues forneçam uma exposição sistemática às duas línguas e que evitem mudanças radicais no ambiente linguístico da criança. Tais mudanças podem perturbar o desenvolvimento da linguagem e originar dificuldades para a criança.
1. Aprender duas línguas na infância é difícil e pode resultar em atrasos
no desenvolvimento da linguagem.
As crianças que possuem por parte dos pais e de outras pessoas que delas cuidem uma exposição regular e rica às duas línguas numa base diária, demonstram os mesmos progressos no desenvolvimento da linguagem, aproximadamente, nas mesmas idades que as crianças monolingues.
É importante lembrar que existem grandes diferenças individuais na aquisição da linguagem – algumas crianças adquirem as primeiras palavras ou usam produções orais complexas muito antes do que outras crianças. Atrasos na manifestação destas aquisições não significam necessariamente que existe um problema; na maioria dos casos simplesmente significa que a criança levou mais tempo para atingir determinada fase. Esta especificidade também é característica das crianças bilingues.
É importante que os pais das crianças bilingues forneçam uma exposição sistemática às duas línguas e que evitem mudanças radicais no ambiente linguístico da criança. Tais mudanças podem perturbar o desenvolvimento da linguagem e originar dificuldades para a criança.
Continuarei a colocar outras dúvidas sobre a temática abordada.
Autores consultados:
- Leticia Almeida- Cristina Flores
- Fred Genesee
- John Benjamins
- Sabrina Schützenhofer Lasch
- John Benjamins
- Sabrina Schützenhofer Lasch
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