quarta-feira, 6 de julho de 2011

Capacidades de Consciência Fonológica

O insucesso escolar ainda é um dos grandes problemas da nossa sociedade e propostas para minimizar o mesmo têm de ser desenvolvidas.

O papel da consciência fonológica sobre a aprendizagem da leitura e da escrita é amplamente referenciado na literatura, assim como a importância da utilização de actividades de consciência fonológica de forma preventiva ou habilitadora.

A Consciência Fonológica (CF) constitui um dos níveis da consciência linguística ou metalinguagem, mais ampla, e abarca os aspectos morfológicos, semânticos, sintácticos e pragmáticos da linguagem.

Então, o que é a Consciência fonológica (CF)?

A CF é uma capacidade metalinguística, na qual a percepção é dirigida aos segmentos sonoros da fala, permitindo a sua identificação e manipulação. Tem como característica principal a intencionalidade e evolui da identificação de rimas a sílabas até a identificação dos elementos mais discretos da fala – os fonemas.

Esta evolução pode ser observada quanto ao nível das sílabas, das unidades intra-silábicas e dos fonemas.

O primeiro nível refere-se a capacidade da criança em dividir as palavras em sílabas. A sílaba é a unidade natural de segmentação da fala, sendo esta a a mais fácil para as crianças.
As crianças desde muito cedo apresentam esta capacidade de dividir a palavra em sílabas oralmente, sendo muitas vezes espontânea e usada nas suas brincadeiras, tais como nas lengas-lengas para saber quem inicia o jogo, por exemplo: «un-dó-li-tá-…» ou «u-na-ni-po-li-po-li-a-na-u-ma-bar-qui-nha-que-vem-da-es-pa-nha-u-na-ni-quem-a-pa-nha-és-tu».

O segundo nível é o das capacidades intra-silábicas, refere-se à capacidade de reconhecer que existem palavras que podem iniciar e terminar com os mesmos sons, constituindo as alterações (braço – brisa; maçã – mota) e as rimas (limão – coração) respectivamente.
As rimas caracterizam-se essencialmente pela presença de sons iguais desde a vogal ou ditongo tónico até o último fonema (gato – pato); podem constituir sílabas inteiras (comilão-castelão), só a rima da sílaba (rapé – café), mais do que uma sílaba (história – vitória) e em palavras monossílabas (pão – mão).

As rimas acabam por fazer parte «naturalmente» do desenvolvimento linguístico da criança, pois fazem parte do seu dia a dia desde muito cedo, nas músicas, nas histórias, nas lengas-lengas, tornando-se numa actividade mais fácil por não exigir uma competência analítica mas sim uma similaridade fonológica. Esta capacidade auxilia nas analogias entre as palavras.

O terceiro nível refere-se a capacidade de dividir as palavras em fonemas, ou seja, nas menores unidades de som que podem modificar o significado de uma palavra, também chamada de consciência fonémica. Necessita de maiores capacidades de consciência fonológica e está relacionada ao contacto com a escrita, mesmo que não seja dentro de um sistema convencional de ensino.

Um ambiente rico em histórias, música, lengas-lengas, adivinhas, anedotas, etc.. incentivará o desenvolvimento das capacidades de CF da criança e esta poderá apresentar mais refinada a capacidade de interpretar e estabelecer significados, melhor desempenho ao nível da memória auditiva e visual e um maior léxico.

Então, a CF é importante porque…

 A consciência dos fonemas é necessária para compreender o princípio alfabético, que está na base do nosso sistema de língua escrita.
 Os leitores em desenvolvimento devem ser sensíveis à estrutura interna das palavras.
 Se as crianças compreenderem que as palavras podem ser divididas em fonemas individuais e que os fonemas podem ser combinados de modo a formar palavras, podem usar o conhecimento da relação letra-som para ler e construir palavras.

Logo…

 As capacidades de CF que a criança apresenta no jardim-de-infância/pré permitem prever o sucesso da criança para a capacidade leitora.
 O sucesso nos primeiros passos da leitura depende de conseguir um determinado nível de CF.
 O desenvolver as capacidades de CF beneficia todas as crianças e torna-se critica para outras, principalmente para estudantes em situação de risco, ou seja, que apresentam dificuldades de aprendizagem.


Para quem vive perto, aconselho... ~

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