quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bilinguismo

Aquisição Bilingue

A aquisição da linguagem é uma tarefa diária e ainda mágica da infância. Entre os três e cinco anos, praticamente todas as crianças tornam-se totalmente competentes pelo menos numa língua. Aceitamos isso como um evento totalmente natural do desenvolvimento. Raramente nos preocupamos se isso acontecerá ou não ainda que seja a realização mais difícil da primeira infância. Ainda mais marcante na aquisição da linguagem, são aquelas crianças que simultaneamente adquirem proficiência em duas ou mais línguas durante os anos pré-escolares. Dentro do mesmo período de tempo no qual as crianças monolingues aprendem uma língua, as bilingues aprendem duas e tornam-se hábeis em usá-las em contextos diversos. Estima-se que o número de crianças bilingues seja aproximado do número de crianças monolingues, dado ás novas variações culturais que se verifica com a emigração.
Nos últimos anos muitos estudos têm-se debruçado sobre a aquisição bilingue e, embora toda a evidência das pesquisas ainda não esteja concluída, podemos ter agora uma descrição mais detalhada de importantes aspectos do desenvolvimento bilingue do que anteriormente, demonstrando ser uma aquisição é complexa.



(Discussão do artigo:«Language Conflict in the Bilingual Brain»
Walter J.B. Van Heuven, Herbert Schriefers,
Ton Dijkstra and Peter Hagoort
Cortex Cerebral Advance Access published
April 18, 2008)

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B50hkBoaERhHZWIwNWU4ZTQtNmI5MS00ZDQzLTg5MzQtN2U5OWE3OTlmMjc5&hl=en

4 comentários:

  1. Boa tarde Terapeuta Ana,

    sou seguidora do seu blog e queria felicitar-lhe pela sua iniciativa.Parabéns =)
    A aquisição bilingue é um tema que me suscita algum interesse. Apesar de já existirem alguns estudos nacionais a este nível, é uma área ainda pouco explorada pelos investigadores nacionais, pelo que temos de recorrer aos estudos internacionais para melhor compreender o funcionamento bilingue. Surgem muitos mitos em torno do bilinguismo, principalmente no que respeita ao desenvolvimento cognitivo e linguístico, muitas deles estão relacionados com a ideia de que os bilingues são menos inteligentes que os monolingues e que o bilinguismo pode atrasar a aquisição da linguagem. Portanto, há que desmistificar estas concepções distorcidas para melhor compreender o perfil neurolinguístico dos bilingues.

    Cumprimentos,
    Jennifer

    ResponderEliminar
  2. Olá...realmente é verdade Jennifer, os mitos em torno do bilinguismo são muitos, e como refere existem poucos ou nenhuns estudos nacionais documentados sobre o mesmo tema. Como refiro desde que iniciei este blog, muitas vezes este acaba por ser um «arrumar de ideias» aos casos que nos aparecem para intervenção, às duvidas postas pelos pais, educadores e professoras sobre a criança. Este tema também aqui está pelo mesmo motivo.
    Nos proximos posts continuarei a falar sobre o bilinguismo e sobre as dúvidas que se põe em relação ao mesmo, fico a espera de mais «ajuda» para esta tarefa. Obrigada pelo comentário, só vem enriquecer ainda mais o propósito deste blog.

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Terapeuta Ana,

    a linguista Letícia Almeida (2006-2010)tem desenvolvido alguns estudos no âmbito bilinguismo, como por exemplo: Almeida, L. (2008) “Aspectos do desenvolvimento fonológico em contexto de bilinguismo simultâneo”.Esperemos que mais investigadores nacionais dêem continuidade a esta temática, especialmente os Terapeutas da Fala.

    Cumprimentos,
    Jennifer

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo Blog! sou mãe de 2 filhos que "usam" 3 línguas. Estou tentando organizar reflexões sobre isso no meu blog http://las3lenguasdemis2hijos-sonia.blogspot.pt/
    Tomara que aporte alguma coisa.

    ResponderEliminar