segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Capacidades de Linguagem de Crianças Nascidas Pré-termo entre os 3 e 4 anos de idade

Pelo aumento da taxa de natalidade de recém nascidos de pré-termo, tem sido dada especial atenção aos mesmos através de inúmeras pesquisas sobre os impactos da maturidade biológica no desenvolvimento humano.


Partindo do pressuposto de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem dependem das condições e da interacção de factores biológicos, psíquicos e sociais, qualquer alteração, seja da condição ou da interacção destes factores, pode ocasionar desvios no processo de evolução, culminando num desenvolvimento atípico. Foi partindo deste pressuposto foi realizado um estudo exploratório transversal e correlacional dos vários tipos do desenvolvimento da linguagem na criança pré-termo entre os 3 e os 4 anos de idade, nascidas no Hospital Dr. Nélio Mendonça. A avaliação do desenvolvimento da linguagem comportou a avaliação da compreensão e da expressão. Foram estudadas 60 crianças pré-termo nas faixas etárias dos 3,0 – 3,5 e 3,6 – 3,11.

Os principais objectivos da presente pesquisa foram:

1) Caracterizar o desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas de pré-termo, entre os três e quatro anos de idade, em função da idade gestacional e peso à nascença e

2) Observar se existem diferenças entre o desenvolvimento da linguagem nas crianças de pré-termo e nas de termo, com desenvolvimento normal de linguagem, e: (a) observar se o processo de aquisição da linguagem é influenciado pela idade gestacional, (b) e/ou pelo peso à nascença; (c) observar se existem mais variáveis que influenciem o desenvolvimento da linguagem.


No tratamento e análise estatística foram utilizadas variáveis dos factores biológicos e sociais e das pontuações obtidas na avaliação da linguagem. Foi realizado o estudo comparativo entre as crianças pré-termo e as de termo com desenvolvimento da linguagem normal, bem como a análise correlacional e preditiva entre as várias variáveis analisadas e do desenvolvimento da linguagem.


Os dados evidenciaram que existem diferenças significativas na avaliação do desenvolvimento da linguagem, das crianças pré-termo, tais como:

(1) na comparação com as crianças de termo com um desenvolvimento da linguagem normal nas pontuações médias totais obtidas na compreensão e na expressão;

(2) na relação entre o percentil do desenvolvimento da compreensão e da expressão com o défice de atenção, quociente geral de desenvolvimento, problemas visuais e alterações neuromotoras respectivamente

(3) na relação entre a idade gestacional e os problemas auditivos.

A análise do coeficiente de correlação indica que existe uma relação linear moderada, positiva entre a expressão e a compreensão.

A identificação destas alterações, principalmente antes do período da escolaridade, possibilita uma intervenção atempada minimizando as dificuldades e facilitando a aprendizagem

Palavras-chave: avaliação do desenvolvimento da linguagem; criança pré-termo, idade gestacional; peso à nascença



Ana Marques

2010

4 comentários:

  1. Bom dia colega!
    Gostei e já partilhei. Obrigada.
    Rita Costa

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  2. Bom dia,

    Estou a fazer a minha tese sobre este tema. Gostaria imenso de poder ler a sua tese para depois comparar resultados?

    Sem querer ser inconveniente, será que podia enviar a sua tese para o meu e-mail? abjm.abjm@gmail.com

    Muito obrigada
    Ana

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    1. Boa noite Ana, só dei de conta da sua mensagem agora. Poderá aceder à minha dissertação de mestrado online através do Instituto Ciências da Saúde - Universidade Católica

      obrigada

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