terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como parar o Hábito de Chuchar no dedo?

Chuchar no dedo, eis aqui um hábito muito relacionado com as crianças pequenas, e que está presente literalmente desde o útero. O normal é que este reflexo primitivo desapareça com o tempo, ao menos até uns 4 meses de idade. Mas com o tempo, ele vai adquirindo significado.

"Normalmente o ato de sugar o dedo no primeiro e segundo mês de vida é puro reflexo e depois o bebé aprende a fazê-lo, no sentido de explorar os movimentos mão-boca". Depois, a criança pode manter este hábito por prazer ou porque é uma forma de se acalmar, regular. Porém, o grande problema é que chuchar no dedo causa diversos problemas. "Se isso se prolonga, pode interferir no posicionamento dos dentes quando eles começam a nascer ou até mesmo no crescimento dos ossos da face, principalmente da maxila, já que o dedo mais sugado é o dedo grande voltado para cima". Distúrbios da fala também podem aparecer, com a continuidade deste hábito.

Mas como fazer a criança parar com este vício?

"Só se consegue retirar mesmo o hábito se a criança tiver força de vontade para isso. Da mesma forma que funciona com adultos que são motivados a abandonar um vício, é preciso motivar seu filho para a mudança».
Existem diversos métodos e quanto mais tarde são aplicados, mais difícil a adesão. Passamos a referir alguns, após pesquisa, no sentido de observarem qual deles funcionará melhor com a criança.

1 - Troque por uma chupeta

Quando o ato de sucção ainda é um reflexo primitivo, o dedo não é exatamente o foco. Nesta altura, mais vale trocar por uma chupeta, que é mais anatómica, causando menos danos à boca e aos dentes da criança. Além disso, os especialistas concordam que é muito mais fácil descontinuar o hábito da chupeta do que o do dedo. "Com a chupeta você negocia, ela não tem o objeto à sua frente. Como o dedo não tem como ser afastado, está sempre à mão".

2 - Não deixe de amamentar

O reflexo é justamente para favorecer a amamentação. "A criança que mama ao seio, muito raramente desenvolve o hábito de chupar dedos". Muitas vezes, quando a mãe tem muito leite ou o leite é oferecido de uma forma mais fácil, a necessidade de sucção ainda assim não é satisfeita, o que pode levá-lo a querer chuchar o dedo. Uma solução, portanto, pode ser a mãe tirar um pouco seu leite antes de dar de mamar, o que vai dificultar o trabalho e fazê-lo sugar mais para conseguir o leite. Muitas vezes a criança pode também simplesmente ficar sugando no seio da mãe sem puxar leite, o que também deve ser desencorajado.

3 - Observe o hábito durante a noite

"Quando a criança fica maior e continua a chuchar no dedo, pode fazer isso por puro prazer ou até para ter uma sensação de protecção ou simplesmente para adormecer". Nos últimos casos, em que o hábito a ajuda dormir, os pais podem tentar desencorajá-lo retirando o dedo do bebé durante o sono. 4 - Ocupe as mãos do seu filho Quando a criança se concentra em actividades com as mãos, a necessidade de chuchar no dedo é deixada de lado. Portanto, proporcionar-lhe brincadeiras que o distraiam, ocupem a sua mente e também as suas mãos, pode ajudar a criança a largar o hábito. Com crianças pequenas, isso é mais complicado. "O ideal são actividades com brinquedos para montar/construir, que precisam de concentração e habilidade manual". Mas isso deve ser aliado à conversa com a criança, pois quando ela parar com essa actividade, pode voltar a chuchar no dedo.

5 - Procure as motivações da criança Muitas vezes o ato de chucham o dedo é uma forma de seu filho se sentir reconfortado. "Algumas crianças têm o hábito de chuchar nos dedos por ansiedade ou insegurança. Carinho e atenção são as melhores formas de libertá-la desses sentimentos". É importante observar em que momentos a criança, principalmente se tiver mais de um ano e meio, recorre a este hábito e conversar com ele sobre essas situações, tentando compreender porque causam esse tipo de emoção/resposta e explicando que ela não precisa ficar nervosa ou temerosa.

6 - Brigar não é a melhor opção

Brigar e discutir com a criança nunca é a melhor opção, até porque isso causará nas crianças mais ansiedade e medo. A atitude agressiva dos pais nunca é recomendada. "Dizer não de forma firme, substituir o hábito por outras atividades em que outras crianças, os pais ou outros adultos estejam envolvidos pode ajudar muito mais". É a firmeza dos pais em relação aos hábitos que mais produz resultados".

7 - Negocie horários e momentos

Já a negociação é muito efectiva, mas não com todos. "Só dá certo com crianças mais velhas que já possam compreender o que lhes está a ser falado ou proposto". Essa compreensão começa a partir dos 18 meses, e para essas situações recomenda-se aos pais fazer um jogo com a criança: desenhar em uma cartolina um calendário, e marcar com uma estrela prateada cada dia passado sem chuchar no dedo. Três dias seguidos, por exemplo, merecem uma estrela dourada, acompanhada de um pequeno presente". Caso a criança não tenha bons resultados, é importante que os pais insistam e não demonstrem frustração, pois isso pode piorar ainda mais o quadro, da mesma forma que veicula as brigas.


Adaptação:http://www.minhavida.com.br/familia/galerias/16284-sete-dicas-para-seu-filho-parar-de-chupar-o-dedo

Sem comentários:

Enviar um comentário