terça-feira, 25 de outubro de 2016

SIALORREIA

A sialorreia ou hipersalivação é definida pela presença de saliva para além da margem do lábio e é comum em bebés. Porém, normalmente a criança baba apenas até aos 15-18 meses de idade, sendo normal ganhar controlo a partir desta idade. A salivação em excesso em crianças com mais de 4 anos é geralmente considerada patológica e tem um forte impacto na qualidade de vida.
Quais as causas da sialorreia?
A sialorreia pode ser causada pela fraqueza ou falta de controle nos músculos da face, língua, boca ou garganta, tornando difícil a deglutição de saliva, mesmo que esta seja produzida numa quantidade normal. Existem também condições de saúde ou medicamentos que aumentam a produção de saliva, como o refluxo gástrico e o uso de tranquilizantes ou anticonvulsivantes.
A aplicação das bandas neuromusculares (BNM) tem vindo a ser uma técnica cada vez mais utilizada no controlo da saliva em crianças. Contudo é de ressaltar que estas, só por si, não resolvem o problema, sendo necessário a intervenção do terapeuta da fala, com ajuda de outras técnicas coadjuvante à aplicação das BNM.

Outras técnicas comuns utilizadas no tratamento da sialorreia em crianças são:  
- A aplicação de toxina botulinica: esta neurotoxina potente, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, tem a função de reduzir a produção de saliva através da inibição da libertação da acetilcolina nas junções neurosecretoras pré-sinápticas das glândulas salivares.
Os medicamentos anticolinérgicos: que  têm uma ação sistémica, como por exemplo: escopolamina e glicopirrolato, que mostram ser eficazes, mas limitados por apresentarem efeitos colaterais e ter um grande número de contra-indicações.
- A abordagem cirurgica: onde há  a transposição dos canais de Stenon (ductos parotídeos) para o véu do palato na loca amigdalina, isto desde que a deglutição seja perfeita, porque caso contrario podem engasgar-se com a própria saliva.

Ana Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário