quarta-feira, 8 de junho de 2011

Freio da Lingua...cortar ou não???

«O meu filho não fala...será que tem a lingua presa?..»

Este é um tema que os terapeutas da fala, médicos pediatras e outros técnicos que seguem a criança, ouvem para a justificação de muitos dos atrasos ao nível da linguagem expressiva e de muitas alterações da articulação verbal por parte dos pais. Por isso hoje vou dedicar este artigo à esse tema: O freio da Lingua.

Quase todas as alterações da fala não tem qualquer relação com a real problemática da "língua presa", ou seja, com a presença de um freio lingual encurtado e com inserção anteriorizada. Porém, há casos em que realmente existe um encurtamento e uma inserção anteriorizada do freio lingual que irá prejudicar os movimentos da língua e consequentemente a fala e a deglutição (ato de engolir).

O comprimento do freio da língua, que é uma faixa de tecido localizada abaixo da língua, varia consideravelmente de pessoa para pessoa. Ao nascer, os bebês têm a língua curta e o freio estreito (favorecer o tipo de alimentação). Depois de um ano, o freio pode ficar anormalmente curto se:

- A ponta da língua não pode ser puxada para fora.
- Ao puxar a língua, a lingua «parte-se» ao meio (bifida).

Nestes casos extremos em que é muito restrito as possibilidades de movimentação da lingua, há a necessidade de intervenção terapêutica (terapia da fala) para reorganizar os movimentos da língua tanto para a deglutição como para a fala.

Quando o freio lingual é curto a língua tem dificuldades em se elevar e produzir adequadamente sons, tais como: /t/, /d/, /l/ e /r/, entre outros.

Nos casos em que existe algum destes problemas, há necessidade inicialmente de uma frenectomia (corte do freio lingual) para que a mesma possa ter "liberdade" para se movimentar. Esta cirurgia é realizada por um cirurgião pediátrico, e se existem alterações no padrão da deglutição e no padrão articulatório verbal é importante a intervenção do terapeuta da fala para a reorganização do padrão motor da lingua para a função.

No entanto, lembre-se que em muitos casos, mesmo que haja um encurtamento da lingua a criança consegue um padrão motor (da lingua) adequado tanto para a deglutição como para a fala, e as dificuldades que muitas vezes apresenta ao nível da Linguagem/Fala nada têm a ver com a motricidade oral.

Portanto, se tem dúvidas quanto ao desenvolvimento da linguagem do seu filho, fale com o seu médico pediatra ou procure um terapeuta da fala, eles irão esclarecer quanto às suas dúvidas e fornecer a melhor orientação para o problema.

9 comentários:

  1. meu filho tem uma pequena membrana que dificulta a fala dele,
    mas já está fazendo "fôno" sinto que a DR está enrolando para
    orientar o corte da mesma porque se ele fizer o corte não seguirá com a "fôno" o plano só autoriza 10 sessão.
    o que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paguei fonoterapia por 8 meses e vi pouquíssima melhora, hoje fui a um mutirão e já marquei o procedimento para daqui a duas semanas. A fono falou do freio curto mais nunca me orientou a procurar um odonto.

      Eliminar
  2. Meu freio da língua é curto e eu falo perfeitamente, tenho 13 anos .

    ResponderEliminar
  3. olá você pode tirar minha duvida,cortei o feio bem em baixo machucou doi um pouco quando mecho a lingua pode causar algo?
    a não sangrou muito!falo normal

    ResponderEliminar
  4. Olá eu perdi o meu freio da lingua :/ o que pode acontecer ?

    ResponderEliminar
  5. Olá meu nome é felipe eu machuquei recentemente meu freio não sangrou tanto mas machucou saiu algumas pelinhas ai mas consigo falar normal mas na hora de esticar e fazer alguns movimentos ela doi oque aconteceu ? E como posso parar isso por favor me respondam ?

    ResponderEliminar
  6. eu machuquei o freio da lingua , e sinto um pouco de dor e normal.

    ResponderEliminar
  7. eu machuquei o freio da lingua , e agora sinto um pouco de dor

    ResponderEliminar