sábado, 30 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DE INTERVIR EM EQUIPA


O nascimento de um filho é um acontecimento que marca inevitavelmente o percurso de uma família. De um projecto a dois passa-se para um futuro a três, a quatro…. A família junta-se e suporta-se para se constituir como uma resposta coerente.

Mas e quando isso não acontece…

«Foi muito difícil aceitar que o meu filho necessita de ajuda para se desenvolver, pois quando o idealizei, nunca pensei que as coisas poderiam não correr tão bem»

Esta e outras expressões, nós como técnicos de saúde e de educação ouvimos e lemos no olhar dos pais das nossas crianças e futuramente jovens.

 Intervir no seio de uma família exige a prevenção de riscos, identificando as vulnerabilidades e as forças de cada um dos seus elementos.

Intervir como equipa, permite-nos uma cooperação entre vários saberes, e que tem como finalidade trabalhar em prol de um único objetivo.

A equipa (multidisciplinar) permitirá uma acão clínica ou educativa unificada, decorrente de pontos de vistas diferentes do saber, permitirá dotar os seus elementos de estratégias com as quais podem construir uma resposta mais integradora à situação em questão, ao contrário da visão isolada de cada um dos seus representantes, que possuem um olhar para o problema de acordo com a sua experiência.

«Nós agradecemos pelo trabalho em equipe que têm tido com o nosso filho».

São estes testemunhos que reforçam ainda mais a importância da abordagem multidisciplinar na intervenção junto a perturbações do desenvolvimento.

É fundamental no trabalho multidisciplinar prevenir e promover o desenvolvimento da criança através da aquisição de novos conceitos e de uma nova prática de saúde e educação em função das necessidades irredutíveis da criança.

«Neste momento as terapeutas que acompanham são mais do que isso, pois para além do seu trabalho técnico, esclarecem todas as minhas dúvidas e ajudam-me a superar os meus medos»

È para isto que todos devemos trabalhar…

 
Ana Marques
 

Sem comentários:

Enviar um comentário