
Um tema pertinente, uma vez que deparo-me frequentemente com algumas situações no âmbito da aprendizagem que numa intervenção precoce e atempada poderia minimizar as dificuldades apresentadas pelas crianças com dificuldades ao nível da aquisição da leitura e da escrita. A maior parte dos pais e professores frequentemente atrasam o pedido de avaliação de crianças com dificuldades na leitura porque acreditam que muitos desses problemas são transitórios e que com o tempo serão superados. È claro que no «caminho» da aprendizagem deparamo- nos com algumas dessas situações que são transitórias, no entanto, existem sinais de alerta que são importantes de ter em conta e que o reconhecimento destas dificuldades permite aceder á sua resolução o quanto antes.
Atualmente e graças à investigação realizada no âmbito das capacidades de linguagem, incluindo aqui as capacidades de linguagem para a leitura e escrita, é possível sistematizar e concretizar alguns desses sinais de alerta específicos. O reconhecimento destes mesmos sinais podem identificar crianças em risco de dificuldades especificas de aprendizagem, de tal modo que assim a avaliação e intervenção adequada junto a estas crianças será precoce, prevenindo o efeito potencialmente cumulativo e prejudicial das dificuldades ao nível da leitura.
Foi com este objetivo (alertar para a importância de uma avaliação e intervenção precoce e adaptada) que a Equilibrium, em meu nome - TF Ana Marques, organizamos algumas ações de sensibilização junto às escolas para dar a conhecer o papel do terapeuta da fala junto as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e sobre os sinais de alerta para as dificuldades ao nível das capacidades de linguagem para a leitura e escrita.

Sem comentários:
Enviar um comentário