sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desenvolvimento Motor Oral e Diversificação Alimentar

Neste documento poderão observar como se processa a maturação motora oral e porquê a diversificação da alimentação em determinadas etapas do desenvolvimento.


Outros cuidados a ter é com o material a utilizar para a alimentação, tais como:


  • Tetina do biberão: deve ser uma tetina que facilite o bom desenvolvimento das estruturas orofaciais, existem no mercado tetinas ortodônticas adequadas para tal (por ex: tetinas fisiológicas da Chicco*, as tetinas evidence da Bebé Confort, as tetinas da Tomme Pitie).


  • Atenção: ao fluxo das tetinas, não alargar os furos pois eles são feitos de acordo com a força da sucção e com o padrão da pressão intra-oral realizado durante a amamentação. Não utilizar tetinas de papas, nem colocar as papas dentro do biberão, a consistência da papa é própria para a colher não para um padrão de sucção.


  • a colher: não deve ser de silicone mole, deve ser uma colher dura, não muito funda e não ser maior que a boca da criança.


  • o copo: deve ser de plástico duro mas maleável, para não partir com os dentes nem magoar as gengivas, transparentes se possivel. Não colocar muita quantidade de liquido enquanto a criança não apresentar capacidades motoras óptimas para tal (+2 anos).


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B50hkBoaERhHYTQwM2Q4MzItZWJiMS00ZWQ5LWI5OTgtYjkyMDNmN2E3M2Q0&hl=en_US

Sem comentários:

Enviar um comentário