quarta-feira, 18 de maio de 2011

O meu filho não mastiga!!!

Esta é uma frase diariamente ouvida dos pais de crianças que apresentam dificuldades nas transições alimentares e procuram a minha ajuda para iniciar um treino de alimentação específico e individualizado para essa criança.

Cada vez são mais as crianças que apresentam dificuldades nas transições alimentares, tendo associado às mesmas, hábitos orais tardios, alterações de integração sensorial oral, que prejudica ainda mais essas dificuldades. Nestes hábitos orais chamo a atenção para a utilização do biberão até idade escolar!!!!....isto começa a ser mais comum do que desejaríamos.

Estas dificuldades aparecem muitas vezes pela introdução tardia da variação alimentar quanto à consistência, textura e sabor na dieta das crianças, na altura óptima do seu desenvolvimento psicomotor. Quanto mais tardio for o inicio das transições alimentares mais dificuldades os pais/cuidadores irão encontrar neste processo que é passar da consistência líquida até à sólida.

Como resposta às dificuldades apresentadas pela criança na introdução de texturas menos pastosas e com consistências mistas podemos ter:
- A náusea quando a criança olha para os alimentos;
- Reflexo do vómito muito exacerbado;

- Cuspir o alimento;

- Engasgos;

- Manter o alimento dentro da boca sem saber o que fazer com ele, guardando-o na bochecha;

-. Padrões da mastigação alterados

- Hora da refeição demorada e algumas vezes feitas com menos prazer pelo impacto emocional que causa nos pais e na própria criança por não conseguir realizar essa mesma tarefa que é mastigar.

Outros sinais que estas crianças dão são os comportamentos de evitamento sensorial, mais ao nível táctil, tais como:

- Não gostar de sentir as mãos sujas, quando isso acontece pedem logo para limpar;

- Não gostam de tocar na comida;

- Estão constantemente a limpar a boca depois de cada colherada e depois de cada garfada;

- Muito resistentes à introdução de novos alimentos;

- Muitos não gostam de lavar os dentes.

É de salientar que muitos destes comportamentos, tanto ao nível do desenvolvimento sensorial global como oral, nalgumas crianças são devidos a já apresentarem de alguma forma, uma maior predisposição para estas dificuldades.

Noutras deve-se apenas ao facto de não experienciarem e de terem sido privadas da estimulação sensorial, muitas vezes causadas pelo tipo de sociedade actual em que vivemos (a experiência de brincar na rua, num jardim, de se sujar, de trepar, de saltar e de cair…, actualmente é trocada pelas horas a fio à frente da televisão, do computador, da playstation estimulando mais a capacidade visual do que as outras áreas sensoriais, tais como a táctil, proprioceptiva, a vestibular, que ao nível do desenvolvimento irão influenciar não só as capacidades motoras orais para a alimentação mas também as motoras orais para a fala).

É claro que, muitas vezes, pela dificuldade que é inserir as novas consistências e texturas na dieta da criança, os pais desistem e continuam a apresentar uma dieta pastosa homogénea, pois a criança necessita de estar nutrida, também tendo em conta a sua saúde e o seu bem-estar.
Então aqui surge a questão: Como e quando iniciar as transições alimentares?
(este será o tema do próximo artigo)

86 comentários:

  1. Giseli disse...Olá!
    Tenho um filho de sete anos e uma angústia grande, ele não come quase nada. Não mastiga e nem tenta experimentar. Seu cardápio é super limitado, não come carnes, comida sólida, enfim, fica mais fácil eu dizer o q ele come. Sempre foi super saudável porque faço tdos os dias sopas, com muitas verdura e carnes. Feijão com abórbora.. Enfim, tdo esmagado e nada de comida q não seja sopa e feijão. Só come um tipo de chocolate, nada de outros doces. E se experimentar (forçado) cospe, vomita. Já levei-o em terapeuta, nutricionista, dentista, médico, fono.. Enfim, dei castigos, palmadas.. O pai dele prometeu levá-lo a Disney quando ele começar a comer e nada! Agora estou muito preocupada, porque até os alimentos q mudam as embalagens ele não come mais. Diz q são outros. Sinceramente, preciso de ajuda. Me indica um profissional adequado ou o q devo fazer. Pode até me cobrar consultas. Só preciso resolver isso porque tenho medo de atrapalhar o crescimento dele e desenvolvimento psiquico tbm. Agradeço a atenção.

    Giseli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Giseli,
      Desculpe-me de verdade minha sinceridade, mas acho que está na hora do teu filho passar fome para aprender a comer. Com 7 anos ele já raciocina suficientemente para não ter esse tipo de mania ou capricho. Não há medico que dará jeito. Certas coisas se tratam dentro de casa mesmo, com o bom e velho jeito de mãe. Deixe esse menino uns bons dois dias em casa só a base de água e depois lhe ofereça um sanduíche, um prato de feijão com arroz. Coma na frente dele e se delicie, faça vontade. Sei que parece horrível, vão pensar que sou sádica, mas seu filho já é um menininho crescido e deve ser bastante esperto, portanto acho que vale a pena um tratamento de choque para que ele seja um mocinho que come de tudo, e não apenas sopinha de neném.

      Eliminar
    2. Porra thais tu fala uma merda dessas. Como tu fala pra deixar o garoto com fome. Cuidado com suas palavras. Faça isso com seu filho e n com o dos outros. Assassina

      Eliminar
    3. Porra thais tu fala uma merda dessas. Como tu fala pra deixar o garoto com fome. Cuidado com suas palavras. Faça isso com seu filho e n com o dos outros. Assassina

      Eliminar
    4. Porra thais tu fala uma merda dessas. Como tu fala pra deixar o garoto com fome. Cuidado com suas palavras. Faça isso com seu filho e n com o dos outros. Assassina

      Eliminar
    5. Tais , tu e um nojo de pessoa , vc n sabe oq e ter uma crianca limitada em casa , n e capricho , pq nos maes desdobramos para fazer o melhor , meu filhobtem 3 anos e igual ou pior q da gisele.. Eu n doi mile pra ele .. Mais nunca deixaria meu filho passar fome por nada nesse mundo ... Espero q vc n faca isso com seu filho um dia .. Monstro ,!!!!

      Eliminar
    6. Tais , tu e um nojo de pessoa , vc n sabe oq e ter uma crianca limitada em casa , n e capricho , pq nos maes desdobramos para fazer o melhor , meu filhobtem 3 anos e igual ou pior q da gisele.. Eu n doi mile pra ele .. Mais nunca deixaria meu filho passar fome por nada nesse mundo ... Espero q vc n faca isso com seu filho um dia .. Monstro ,!!!!

      Eliminar
    7. Ola, eu tenho um filho de 4 anos na mesma situação, um pouco diferente; ele chega a ficar 2 horas para comer, mas apenas quando não cozinho com kiabos

      Eliminar
    8. Quando já o perguntei se doía a garganta, Pk ele come pão mastiga a maçã, será mimos manha que terá ganho. Socorro. Devo consultar um médico.

      Eliminar
  2. Vi o meu filho descrito nesse texto: não mastiga, não gosta de ficar com a mão suja, não gosta de tocar no alimento, limpa a boca a cada vez que lhe dou uma colherada, não gosta de escovar os dentes e não gosta de alimentos novos. Não gosta de comer absolutamente nada, não toma água, não aceita nada no copo, não se interessa por nada. Estou desesperada à procura de ajuda, pois não sei mais o que fazer para que ele coma. Sempre esteve abaixo do peso. Tenho que dar comida à força. Já deixei com fome e nem assim resolveu. Agora nem o leite está querendo mais. Por favor, estou disposta a tentar qualquer coisa que ainda não tenha feito, me dê umas dicas. Ele está com quase 2 anos. Agradeço, Karen.

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus o que acontece com essas crianças, eu tambem estou na mesma situação, meu filho de 02 anos só come mingau, danone, sopa liquidificada, estou desesperada, preciso de ajuda, mesmo com esse tipo de comida ele consegue passar até 20 minutos com a comida na boca sem engolir! Agora mesmo estou pensando no pesadelo que vai ser para dar a sopinha, geralmente passo 2 horas ou mais para fazer o bonito comer! socooooooorro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii sei q ja se passou bastante tempo desta postagem, queria saber como resolveu a situacaompois passo exatamente pelo msm c minha bebe de 1a 3m.

      Eliminar
    2. Meu filho de 2 anos 4m ñ mastiga ñ sei o que faço pois ele vai começar na creche essa semana alguém me ajude???

      Eliminar
    3. Também sofro do mesmo problema. Alguma mamãe conseguiu resolver?

      Eliminar
  4. vi meu filho nisso td que está relatado, até nos comentários das mães, ele está com 2 anos e 3 meses e tentei de td e nada, fono só traumatizou e olha ke fui em mais de uma e nada, se alguma mãe obter resposta me avise PELO AMOR DE JESUS CRISTO!
    meu e-mail é vnsscatelan@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. O meu filho já tem 3 anos e meio e nao mastiga.Na verdade teve um progresso com a fono e a psicologa e passou a mastigar queijo e presunto, mas depois parou.Tentamos de tudo.O difícil e dolorido é vê-lo tentar, sendo valente como quem enfrenta um dragao a cada coisa que lhe damos, mas está muito lento.Sao conversas,pedidos e promessas...e ele se esforça, mas nao vai muito longe.Parece trauma ou medo...sei da angustia de todas vocês maes que como eu temem pela saude dos filhos.Isso de deixar de comer, desculpe thais, mas nao é o caminho.Essas crianças não só NÃO SABEM MESMO MASTIGAR como tem MEDO de fazer.A fome não vai ser suficiente para que eles enfrentem o medo.O meu filho deseja comer, ele olha hambúrguer na televisão e diz "mãe eu vou comer um desses grandão"...noto seu olhar de desejo, mas não sabe como.Temos que pesquisar,falar com profissionais, explicar dessa nova realidade das crianças.É preciso que se desenvolva tratamento específico.Há uma dificuldade real.É como não poder andar.Quem tem dificuldade motora, você pode dar o maior incentivo visual,mas ele não consegue levantar da cadeira.PRECISAMOS DE AJUDA.Deixo a dica:a fono realizou umas massagens na boca do meu filho e isso melhorou muito a hipersensibilidade desenvolvida pela ausência de sólidos, ou seja, passou muito a ânsia de vômito.A psicologa também melhorou muito a sua auto-confiança e por isso ele fez os primeiros progressos.Agradeço a oportunidade de falar sobre o assunto que nos angustia tanto.Mas Lembrem-se:eles precisam de muito apoio e muito amor nesse processo, mesmo quando se precisa ser mais enérgico, que as palavras não sejam novo obstáculo para eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. chorei porque vi meu filho aqui. é exatamente assim. ele até pede comida mas não sabe o que fazer com ela. já tentei deixar com fome. ele chorava mas não comia.só leite. pior é que todo mundo fica criticando, achando que sabe mais que eu, até quem convive. é dificil alguém acreditar e tentar ajudar.

      Eliminar
    2. Olá anjo, sei que a postagem é antiga, mas estou sem saber o que fazer. Você conseguiu melhorar essa situação? Preciso de orientação e ajuda.

      Eliminar
    3. Olá, Cristina, estou na mesma situação. Gostaria de saber se deu certo e como você conseguiu resolver, pois minha criança tem quase 4 anos e age da mesma forma. Estamos de mãos atadas, sem saber o que fazer. O problema é que esse comportamento vem prejudicando a saúde física dele, com uma prisão de ventre severa! Por favor, se alguma de vocês souber como podemos proceder... Precisamos muito!

      Eliminar
    4. Estou na mesma situação.. desesperada! Minha filha tem quase 4 anos e não aceita comida sólida, só quer a papa. Come outras coisas sólidas porém não come a comida de sal. Isso tem limitado muito ela, até a família para sair , viajar, pois não consigo fazer com que ela se alimente. Preciso de ajuda. Estou depressiva.

      Eliminar
    5. Ola mamãe...estou na mesma situaçao. Tem dias que so choro. Passei em varios medicos e alguns disseram que é a "síndrome do liquidificador" e a culpa é toda e somente minha. Fico desesperada. Qdo saimos tenho que levar papinha de nenem pra ele e as pessoas me olham com desprezo. Não ligo pro que pensam de mim mas sim em quando isso acabara e meu pequeno podera se alimentar normalmente. Isso me consome...ele tem 4 anos.

      Eliminar
    6. Meninas estou com o mesmo problema,meu filho tem 3 anos e 11 meses..não sei mais o que fazer!! Alguém conseguiu alguma ajuda? Vamos criar um grupo para nos ajudar? Meu nome é Andréa sou de Campinas/SP meu e-mail é andrea_tavares05@hotmail.com

      Eliminar
  6. Meu filho tem 1 ano e 7 meses e passo pela mesma dificuldade que vocês. Ler o relato de vocês, de certa forma, me recobfortou, pois sempre que trocava experiência com outras mães, parece que o meu filho era o único que sofria isso. Meu filho é muito sociável, alegre e fala muitas palavras. No entanto, ele não sabe mastigar, fica engasgando sem saber o que fazer com o alimento. Até hoje eu bato a sopinha dele no liquidificador. Já levei na fono, mas não vi evolução. O meu filho não sente vontade de levar nada à boca, nem brinquedo. Detesta se sujar. Pelo menos, ele agora aceita comer banana amassada com cereal. Alguns médicos dizem que pode melhorar com a idade, mas vejo os relatos de vocês com crianças de 3 e até 7 anos e constato que o problema existe. O pior é que diante do nosso desespero, vejo que os médicos não estão preparados a lidar com esse assunto. Por favor, se tiverem alguma prática ou experiência para eu testar, ficarei grata.

    ResponderEliminar
  7. Meu filho tem 5 anos, passo pelo mesmo problema no almoço e janta é uma briga na minha minha casa, dou arroz e feijão e corto carne pra ele ou galinha mais cada vez que ele come ele faz ânsia de vomito ele não mastiga a comida dês de bebe ele é assim a minha mãe acostumou ele a fazer o que ele quiser, eu trabalhava e ele ficava com ela, mais agora depois de grande eu pensava que ele ia mastigar mais errei ele não mastiga eu grito com ele e tudo, mais na minha frente se eu estou do lado dele ele mastiga mais sem vontade de comer parece que ele tem nojo da comida, mais salgadinho bolacha essas besteiras ele come e mastiga, mais comida que é bom nada, já levei ele no medico eles falaram que sem-vergonhice dele e que aos poucos ele vai mastigar mais não ele tem nojo de comida não sei o que vou fazer, se alguém souber o que fazer me ajuda eu agradeço de coração.

    ResponderEliminar
  8. meu filho tem 2 anos e 9 meses e não mastiga só como passado no liquidificador, já estou ficando desesperada, já levei no pediatra, ele disse que eu deveria inssistir, eu fiz e ele vomitou , fique com pena já não sei o que fazer onde leva-lo....

    ResponderEliminar
  9. Nesse texto é impressionante eu vejo o meu Samuel de 4 aninhos. Ele Come bem alguns alimentos selecionados por ele, mas feijão, carnes ele não engole. Mastiga e cospe, sei que é dificuldade em não saber mastigar, ele junta a comida na frente da boca, não sei como ele consegue fazer isso, demora muito a comer, fico com vergonha de sair com ele para comer em restaurantes. Preciso de uma dica para saber como faço para ajuda-lo.

    ResponderEliminar
  10. meu filho tem 3 anos e 7 meses e passo pelos mesmos problemas que vocês... faz tratamento com fono, psicóloga e ainda nada... quer comer somente sopas com pedaços muito pequenos e bem macios, quase desmanchando, engole sem mastigar, porém mastiga pirulitos, balas, chocolates... imaginamos que tem algum problema com comidas salgadas, pois desde 1 aninho tento dar alimentos como arroz e feijão mas ele se recusa e vomita. A psicóloga orientou a parar de fazer a sopa e deixá-lo com fome (com cautela) para tentar estimular. Estou no terceiro dia e ainda não tive progressos... apenas no primeiro dia experimentou um pouco de arroz com caldo de feijão. Se tiverem alguma dica por favor me enviem um e-mail... gisele.hbl@outlook.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Gisele, como está a alimentação de seu filho hoje?

      Eliminar
    2. Meu filho está hj c 5 anos e 11 meses... ainda sem progressos.
      Tem MTa vontade de comer sólidos, mas n consegue.

      Eliminar
    3. Meu filho está hj c 5 anos e 11 meses... ainda sem progressos.
      Tem MTa vontade de comer sólidos, mas n consegue.

      Eliminar
    4. Aqui em casa consegui que ele coma algumas coisas tipo pipoca, as vezes pão, carne, mas legumes e verduras ainda não come. Sucesso para você!

      Eliminar
  11. Boa noite... sou mais uma desesperada...meu filho tem 2 anos e 3 meses... me vejo em td q esta escrito... ele fala poucas palavras... nenhuma frase. come somente amassado... tudo cozido... sopa...nao consigo escovar os dentes... não fica com as maos sujas.. procurei a fono... disse q só depois dos 3 anos... ele pode ficar o dia inteiro sem comer... nem doce come .. me ajudem por favor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez ele seja autista meu entiado tem autismo ele tem 3 anos nao come sozinho nao fala,nao brinca com outras criacas,usa fraldas ate hj,tem um olhar vazio e risoinho mais ri por nada...emfim ele tem autismo procura ajuda um fono so lembrando autismo nao tem cura entao aprenda a viver com eles do jeito deles :)

      Eliminar
  12. BOA NOITE... PASSO PELO MESMO PROBLEMA COMO MEU FILHO TEM 3 ANOS E 10 MESES E NÃO MASTIGA COMIDA.. TEM QUE SER PASSADA NA PENEIRA, SE NÃO PASSA O DIA SEM COMER NÃO SEI O QUE FAZER,COLOQUEI NA ESCOLA NÃO BEBE NEM ÁGUA NA ESCOLA ,ESTOU A PROCURA DE UMA PSICOLOGA PORQUE JÁ ESTOU DESESPERADA

    ResponderEliminar
  13. Estou com o mesmo problema. Fiquei muito preocupada agora em ler os comentários de mães com filhos de mais de 2 anos. Achei que era coisa passageira. Minha filha está com 1 ano e 5 meses mãe não come nada que não esteja liquidificado. Faz ânsia de vômito com tudo. Ela ainda mama no peito e, as vezes, dependendo do jeito que levo o peito à boca dela, até nisso ela faz ânsia! Toda vez que vou dar comida é uma novela aqui em casa. Vê-la cospir e ter vontade de vomitar o tempo todo não é nada agradável. Vcs têm alguém para indicar aqui em Brasília? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como esta seu filho hoje?? Por favor entre em contato comigo... Minha filha é assim desse mesmo jeitinho, estou desesperanda!!!! Meu e-mail: halanaluz@hotmail.com
      (11) 9898102-81

      Eliminar
    2. oi boa noite estou com msm problema ,meu filho tem anos e 5 meses preciso de ajuda meu numero 21964223110 email: aline.f.fernandes@gmail.com .. to muito preocupada.

      Eliminar
  14. é a minha pequena de 1 ano e 9 meses tambem nao mastiga, estou me vendo nesse texto estou desesperada nao sei como agir me ajudem!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Eu fico na mesma situação. Pior é que todo mundo diz que e sem vergonhice dele. Ele quer comer. Quando pede comida eu e minha mãe olhamos uma pra outra, morrendo de dó. Às vezes até coloca na boca, mas só engole se descer sozinho, ele não sabe como mastigar nem engolir sólidos

    ResponderEliminar
  16. Vi meu filho relatado em todos esses depoimentos e me sinto triste e impotente diante desta situaçao. Gostaria de compartilhar minha experiencia e meu sofrimento com as outras maes que passam pelo mesmo problema.
    Meu email é o vendabomnegocio@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me add no face dani galhardo, na foto de capa tem uma bebe dormindo c 1 cachorrinha

      Eliminar
  17. Boa noite Ana, meu filho tem atresia de esôfago ele tem 9 meses irá fazer a correção em Fevereiro, estou tentando a estimulação oral com ele pois é essencial para ele depois da cirurgia e retirar a sonda(gastrostomia), tem também esofagostomia para a saliva sair, o problema que ele se recusa colocar alimentos na boca, gostaria que algumas dicas se possível. Abraços.
    ATT: Cintia Sousa

    ResponderEliminar
  18. aqui tb é a mesma coisa.minha filha tem 2 anos e 2 meses e não mastiga.. só come se bater no liquidificador, papinha de frutas da nestle,e leite milnutri com mucilon.. estou triste pq quando coloco uma bolacha na boca dela, ela engasga ... não sei o que fazer.. pelo menos está bem nutrida..como sopa de verduras e carne tranquilo mas batido!!! Já fiz exame se tem obstrução mas não deu nada... me ajudem.....

    ResponderEliminar
  19. Meu Deus Ana me ajude!! Meu desespero dó aumentou ao ver esses comentários de mães que como eu sofrem com essa dificuldade dos filhos. Tenho uma filha de 2 anos e até hj nunca mastigou nada. Além disso só aceita as comidas na mamadeira. Sopa,fruta batida,tudo na mamadeira. Qdo coloco a sopinha no prato ela dá escândalo. O pior que sei que é uma dificuldade realmente,pois ela me pede biscoito,me pede pão,e fica só encostando a boca e finge que tá mastigando. É de dá dó. Se cair um pedacinho de biscoito na boca ela abre a boca e pede pra eu tirar. Até onde isso vai?

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Gostaria que alguma mae que ja tenha passado por isso e hj nao tem mais o problema, relatasse como é q o problema foi resolvido!!, passo isso com a a minha filha de 1 ano e 6 meses!!!

    ResponderEliminar
  22. Nossa é exatamente o que acontece com meu pequeno de 3 anos. Mamães podiamos cria uma página no face para trocar informações sobre esse assunto, me e-mail é saragomesml@gmail.com

    ResponderEliminar
  23. Já chorei muito hoje por isso. Estou muito triste, Meu filho tem 3 anos e 5 meses e não mastiga, não come nada sólido. Tudo batido na mamadeira. Fui deixando na esperança de um da melhorar, mas não há progresso sozinho. Ele é um amor de criança, calmo concentrado , fala tudo corretamente desde 1 ano e meio, mas comer não come. Hoje foi a primeira consulta com a fono. Na verdade, me senti culpada, excesso de zelo. Se errei, foi tentando acertar.... To muito triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda não fique triste, no começo também pensei q problema estava em mim, pensava na possibilidade de ter falhado em algum momento, mas hoje vejo que o problema não esta em algo que fiz ou deixei de fazer, e que na verdade é uma dificuldade do meu filho, fique mais tranquila quando comecei a pesquisar sobre o assunto e vi a quantidade de casos que existe. Também começamos o tratamento com a fono, mas o fato é que poucos médicos tem conhecimento sobre essa dificuldade dos nossos filhos, digo isso pq questionei vários médicos e de varias especialidades, pediatra, endócrino (pq o meu filho tem hipotireoidismo), e a maioria disse que era manhã, preguiça, etc, e nem sempre isso é verdade, às vezes o que a criança realmente tem é dificuldade. Bem a fono foi a que me deu mais segurança, pois ela me apresentou pelo menos duas causas para o problema do meu filho entre elas uma hipersensibilidade na boca que pode ser tratada com estímulos. Bem estou criando uma pagina no face para compartilharmos as experiências e evoluções dos nossos pequenos, meu email é saragomesml@gmail.com.. Abraços

      Eliminar
    2. oi boa noite estou com msm problema ,meu filho tem anos e 5 meses preciso de ajuda meu numero 21964223110 email: aline.f.fernandes@gmail.com .. to muito preocupada.a minha dogra me culpa e minha mae acha super normal ele ser assim,acho q e mimo e me culpo muito

      Eliminar
  24. Ola mamães e papais, criei uma pagina no face para compartilharmos mais informações sobre nossos pequenos, curtam e deixe suas experiência com seus pequenos, vamos trocando informações e dicas.

    https://www.facebook.com/criancasquenaomastigam

    Abraços até mais.

    ResponderEliminar
  25. Meu filho não come nada solido ele tem 2 anos oque faço

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde
    Meu nome é Vânia e meu filho tem 1 ano e 6 meses e até hoje ele sócome comida batida e frutas batidas. Eu já tentei cortar a fruta em pedaços e dar para ele comer, mas ele recusa. A comida eu costumo bater a carne com alguns legumes ou macarrão e qdo vira um creme misturo no arroz, feijão e outros legumes amassados. Ele come como se fosse um risoto mais mole. Carne em pedaço ou desfiada e mesmo carne moída ele não come de jeito nenhum. Se entra na boca dele este alimento ou ele cospe ou dá ânsia e tenho que dar água para engolir. as frutas eu acabo dando batidas e misturadas como se fosse um creme. Ele tem bastante dentinhos e come normalmente bolachas, biscoitos e pães, só a comida que faz isso. Como proceder para que ele coma pedaços?

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde
    Meu nome é Vânia e meu filho tem 1 ano e 6 meses e até hoje ele sócome comida batida e frutas batidas. Eu já tentei cortar a fruta em pedaços e dar para ele comer, mas ele recusa. A comida eu costumo bater a carne com alguns legumes ou macarrão e qdo vira um creme misturo no arroz, feijão e outros legumes amassados. Ele come como se fosse um risoto mais mole. Carne em pedaço ou desfiada e mesmo carne moída ele não come de jeito nenhum. Se entra na boca dele este alimento ou ele cospe ou dá ânsia e tenho que dar água para engolir. as frutas eu acabo dando batidas e misturadas como se fosse um creme. Ele tem bastante dentinhos e come normalmente bolachas, biscoitos e pães, só a comida que faz isso. Como proceder para que ele coma pedaços?

    ResponderEliminar
  28. Afinal.... Como faço, qual especialidade medica devo procurar??? Otorrino, pediatea, nutricionista, algum terapeuta???? Vi meu filho retratato nesse texto e isso me causou mais angústia! Ajudem!

    ResponderEliminar
  29. Afinal.... Como faço, qual especialidade medica devo procurar??? Otorrino, pediatea, nutricionista, algum terapeuta???? Vi meu filho retratato nesse texto e isso me causou mais angústia! Ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Nara, Primeiro que tudo deve falar com o médico assistente do seu filho (pediatra ou médico de família), pois às vezes as perturbações alimentares são espelho de outras patologias e há que ter sempre isso em conta. Se está tudo bem e se as dificuldades do seu filho forem de base sensorial (perturbação alimentar por disfunção da integração sensorial), poderá procurar um terapeuta da fala (fonoaudiologo) que trabalhe nessa área pois será a pessoa mais indicada para fazer uma avaliação acertiva e intervir adequadamente, orientando para o que for necessário. Muitas vezes o trabalho do terapeuta da fala ao nível da reeducação motora e sensorial para a função alimentar (mastigação) é realizada em conjunto com o terapeuta ocupacional.

      Eliminar
    2. Nara eu já levei o meu filho em todos os especialistas, gastro, psico, neuro, terapeuta, otorrino. E nada adiantou, andei pesquisando e me parece que o caminho é fono. Criei uma página para nos ajudar com dicashttps://m.facebook.com/Crian%C3%A7as-que-n%C3%A3o-sabem-mastigar-1681065448828773/

      Eliminar
    3. Nara eu já levei o meu filho em todos os especialistas, gastro, psico, neuro, terapeuta, otorrino. E nada adiantou, andei pesquisando e me parece que o caminho é fono. Criei uma página para nos ajudar com dicashttps://m.facebook.com/Crian%C3%A7as-que-n%C3%A3o-sabem-mastigar-1681065448828773/

      Eliminar
  30. Olá meu filho encontra- se na mesma situação.. Fico me perguntando será que quando ficar maior vai aprender a mastigar sozinho??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://m.facebook.com/Crian%C3%A7as-que-n%C3%A3o-sabem-mastigar-1681065448828773/

      Eliminar
    2. https://m.facebook.com/Crian%C3%A7as-que-n%C3%A3o-sabem-mastigar-1681065448828773/

      Eliminar
    3. Oi Viviane Ramos!! Gostaria de saber se você ainda está com a página e se você conseguiu? Não consigo achar sua página no Facebook!! Por favor, no aguardo de resposta!!

      Eliminar
    4. eu tbm quero saber se tem a pagina .preciso de ajuda

      Eliminar
    5. Oi Aline, aqui fizemos consulta com uma fono, ela orientou trabalhar com o sensorial. Texturas para brincar, deixar descalço... E insistir com a alimentação sólido mesmo que em pequena quantidade

      Eliminar
  31. Nossa,tbm vi meu filho em todas essas descrições...Tem dias em que ele não pode nem mesmo ver a comida que já faz vômito,é muito triste.Estou desesperada,ele tem um ano,e só come papinha liquidificada,toma suco e mamadeira.E apesar dos julgamentos,desde os seis meses venho tentando alimentos sólidos,mas ele nunca aceitou.É muito triste,não sei mais oque fazer,nem a fono consegue dar jeito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://m.facebook.com/Crian%C3%A7as-que-n%C3%A3o-sabem-mastigar-1681065448828773/

      Eliminar
  32. Pessoal eu passo pelo mesto triste problemas, por isso criei uma página para nos ajudar com dicas, ao q tudo indica o caminho correto é a fino. Ciryam minha page e vamos nos ajudar, com a certeza de um dia conseguiremos.https://m.facebook.com/Crian%C3%A7as-que-n%C3%A3o-sabem-mastigar-1681065448828773/

    ResponderEliminar
  33. Meu filho tem 1 ano e tres meses e n come nada q n for passado, n sei o q fasso pqtudo q dou sólido ele n consegui mastigar e vomita ate o q ja tinha comido.

    ResponderEliminar
  34. Meu filho tem 1 ano e tres meses e n come nada q n for passado, n sei o q fasso pqtudo q dou sólido ele n consegui mastigar e vomita ate o q ja tinha comido.

    ResponderEliminar
  35. Oi Meninas , gostaria de saber se alguém já teve progresso com seus filhos eles já estão comendo?

    ResponderEliminar
  36. Meu filho completou 3 anos agora, e começou a comer amassado no garfo, mas precisa estar tudo bem amassadinho e tudo muito bem cozido, se achar algum pedacinho que ficou sem amassar ele vomita tudo e não aceita mais, mas engole sem mastigar, não sabe mastigar nada, não come frutas e nada que der em pedaços, somente a comidinha mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igual meu tb. Tem 3 anos mais só come feijão arroz carne bem amassado , e com caldo , fica tipo sopa , ele não fala quase nada tb

      Eliminar
    2. Igual meu tb. Tem 3 anos mais só come feijão arroz carne bem amassado , e com caldo , fica tipo sopa , ele não fala quase nada tb

      Eliminar
  37. Oi Meninas , gostaria de saber se alguém já teve progresso com seus filhos eles já estão comendo?

    ResponderEliminar
  38. Também estou com um problema, faz uns 15 dias que meu filho de 6 anos que comia tudo é simplesmente do nada não consegue engoli os alimentos ele mastiga até forma o suco e simplesmente cospi está só tomando leite o que faço? Por favor já está sendo acompanhado por um psicólogo pois a médica pediatra que eu levei diagnóstico como distúrbio alimentar tô com ar de louca pois já faz uma semana que está sendo acompanhado por um psicólogo e não tô vendo resultado!!!!

    ResponderEliminar
  39. Também estou com um problema, faz uns 15 dias que meu filho de 6 anos que comia tudo é simplesmente do nada não consegue engoli os alimentos ele mastiga até forma o suco e simplesmente cospi está só tomando leite o que faço? Por favor já está sendo acompanhado por um psicólogo pois a médica pediatra que eu levei diagnóstico como distúrbio alimentar tô com ar de louca pois já faz uma semana que está sendo acompanhado por um psicólogo e não tô vendo resultado!!!!

    ResponderEliminar
  40. Me ajudem mamães,não seino que fazer,meu filho tem 2 anos e 6 meses só toma leite e mais nada,coloco comida na boca dele é ele fica com a comida na boca,babando pra n engolir.Não sei o que fazer me ajudem.

    ResponderEliminar
  41. Me ajudem mamães,não seino que fazer,meu filho tem 2 anos e 6 meses só toma leite e mais nada,coloco comida na boca dele é ele fica com a comida na boca,babando pra n engolir.Não sei o que fazer me ajudem.

    ResponderEliminar
  42. Meu filho começou a mastigar com 2 anos e 1 mês. Com um ano e meio coloquei ele no colégio e me irritava com as pessoas vendo ele só chupar os alimentos. O pediatra falou para ir dando texturas diferentes, mas ele cuspia e vomitava. Até que conversei com minha tia psicóloga e vi que o problema era talvez minha ansiedade. Também coloquei ele em uma fonoaudiologa e ela me deu várias dicas:comprei nas lojas americanas um copo com canudo e dei biscoitos diversos (conchinha, presuntinho e pão). Mas o mais importante foi ter relaxado, conversar com especialista e tentar sempre. Ele antes comia separado e depois coloquei ele Pará comer com todos a mesa.

    ResponderEliminar
  43. Meu filho começou a mastigar com 2 anos e 1 mês. Com um ano e meio coloquei ele no colégio e me irritava com as pessoas vendo ele só chupar os alimentos. O pediatra falou para ir dando texturas diferentes, mas ele cuspia e vomitava. Até que conversei com minha tia psicóloga e vi que o problema era talvez minha ansiedade. Também coloquei ele em uma fonoaudiologa e ela me deu várias dicas:comprei nas lojas americanas um copo com canudo e dei biscoitos diversos (conchinha, presuntinho e pão). Mas o mais importante foi ter relaxado, conversar com especialista e tentar sempre. Ele antes comia separado e depois coloquei ele Pará comer com todos a mesa.

    ResponderEliminar
  44. Passei a mesma situação com meu filho, mas minha pediatra me receitou uma receita infalível, deixar com fome! Sempre que oferecia uma refeição e ele não queria, só comeria na próxima. E assim foi, até que ele decidiu comer. Se cedermos eles continuarão na mesma situação. Não adianta lamentar, tem que agir. Concordo com a Thais, apesar de algumas pessoas terem a recriminado. Meu filho tem 1 ano e 10 meses.no início achei judiação deixa-lo sem comer, mas deu certo!

    ResponderEliminar
  45. Vendo os relatos! Algo me intrigou, a maior parte das mães aqui não começou a introdução alimentar com o BLW, que no caso é inserir alimentos sólidos que de fato a criança vai estar praticando a mastigação..
    Bom o que eu quero dizer é vocês foram todas pelo caminho errado dando papinhas, sopinhas, tudo em liquido para o bebe! procurem um pouco sobre o método BLW.
    Não sei oq faz a mãe triturar a comida do bebe no liquidificador mas é um GRANDE erro! Dar frutas amassadas também é um erro! acho que a maioria não quer ver a criança se sujando, fazendo bagunça e preferi ela mesmo dar na colher.
    Me desculpa falar isso, mas o erro pode ter sido na introdução alimentar!

    ResponderEliminar
  46. gente além de eu estar nesse msm lema..sofro de mais pro um lado minha sogra falando que ele não come por minha causa..ele ate come outras coisas ,mais tudo solido.tipo danone,comida so amassada..mingual e ate como alguns biscoito..e outro e falo com minha que ele tem que comer comida e ela fala que ele come outras coisas ,mais a comida,arroz ,feijão,carne isso ele não come,e me preocupa muito ele já estar com anos e meio.. e minha mae acha normal e continua dando amassado... falando que ele mastiga sim,mais eu sei que não,ele vomita e vejo os pedaços dos alimentos ou seja ele engoliu sem mastigar preciso de ajuda em que medico procurar. estou muito triste com isso ,pq todos me culpam.. meu email:aline.f.fernandes@gmail.com facebook ;aline amarela meu numero 21964223110

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja um bom pediatra ou terapeuta ocupacional

      Eliminar
    2. Veja um bom pediatra ou terapeuta ocupacional

      Eliminar